O Colégio Rogacionista Pio XII tem uma história encantadora. Suas portas foram abertas em 19 de julho de 1959 para atender os adolescentes que ingressavam no Seminário na modalidade internato. A partir do ano de 1974, o Colégio abre-se para alunos externos de toda a cidade de Criciúma e região,tendo como objetivo oferecer um ensino de referência, marcado pela formação ético-cristã de pessoas comprometidas com a construção de uma sociedade sustentável, justa e fraterna.
Hoje, com mais de 62 anos de experiência, o Colégio Rogacionista continua a tradição pedagógica de Santo Aníbal Maria, fundador dos Rogacionistas, com a missão de acolher crianças, adolescentes, jovens e adultos possibilitando a formação de pessoas éticas, justas e solidárias, por meio da educação, de ações socioeducativas e da evangelização, contribuindo para o exercício da cidadania.
Acolher crianças, adolescentes, jovens e adultos e possibilitar a formação de pessoas éticas, justas e solidárias por meio da educação, ações socioeducativas e da evangelização, contribuindo para o exercício da cidadania.
Ser referência pela excelência dos serviços prestados na educação, nas ações socioeducativas e na formação ético-cristã de pessoas comprometidas e participativas na construção de uma sociedade sustentável, justa e fraterna.
- Acolhida e zelo;
- Respeito à diversidade;
- Fortalecimento das relações humanas;
- Carisma, mística e espiritualidade;
- Responsabilidade, justiça e sustentabilidade;
- Comprometimento mútuo;
- Ação político-participativa;
- Excelência na prestação de serviços;
- Gestão competente e eficiente;
- Ética, integridade e transparência;
- Foco nos processos e resultados.
Aníbal Maria Di Francia nasceu em Messina, Itália, aos 05 de julho de 1851. Terceiro de quatro filhos, perdeu o pai aos 15 meses. Com apenas 17 anos, diante de Jesus Sacramentado, recebeu uma graça especial que se pode definir como a Inteligência do Rogate. Completados os estudos, aos 16 de março de 1878 foi ordenado sacerdote. Alguns meses antes, encontrou-se “providencialmente” com um mendigo quase cego, chamado Francisco Zancone, que lhe proporcionou a oportunidade de entrar em contato com a triste realidade social e moral da periferia de Messina.
Deixou tudo para viver entre os mais pobres no Bairro Avinhão. Entre eles, a partir de 1882, iniciou duas instituições socioeducativas com a finalidade de servi-los e evangelizá-los, com atenção especial às crianças, adolescentes e jovens. Fundou duas Congregações Religiosas: as Filhas do Divino Zelo (1887) e os Rogacionistas do Coração de Jesus (1897), além de instituições laical e eclesiástica. O carisma que deu origem a suas obras é a palavra Rogate. No dia 07 de outubro de 1990, o Papa João Paulo II proclamou Beato, o nosso fundador e o canonizou no dia 16 de maio de 2004. Santo Aníbal Maria foi unanimemente reconhecido e denominado como “o Apóstolo da oração pelas vocações e pai dos órfãos e dos pobres”.
A educação decide a sorte do ser humano. O coração da criança contém a potência de um grande ser humano, talvez esteja adormecido ali um gênio da arte, da ciência, como uma pequena semente de gigantesca árvore”.
Rua Cônego Aníbal Maria Di Frância, 1757
Bairro Pinheirinho - CEP:88804-360 - Criciúma/SC
(48) 3438 3112
criciuma@rcj.org
Faça parte da família #ROGA2025! Preencha este breve formulário para que nossa equipe possa entrar em contato!