A Proposta Pedagógica do Colégio Rogacionista está baseada em princípios pedagógicos socioeducativos para cumprir sua missão e vivenciar seus valores, atendendo os estudantes na Educação Infantil, Ensinos Fundamental I e II e no Ensino Médio.
Esses princípios têm como referência os ensinamentos e as práticas de Santo Aníbal Maria Di Francia, que considera a pessoa do estudante o agente principal do seu agir, assim possibilita as apropriações da autonomia, da autodeterminação, da interiorização, da análise e do agir crítico, assumindo-se como parte viva de uma comunidade, exercendo suas funções ativas e transformadoras para uma sociedade sustentável, justa, fraterna e solidária.
“Entre todas as obras, aquela de salvar as crianças é a
maior; portanto, deverão atendê-las com todo o sacrifício
[...], educando-as...”
A ação metodológica educativa do Colégio Rogacionista tem como referência o seu fundador, está ligada a uma realidade de práticas
histórico-ambiental-cultural, de ações efetivas e eficazes que promovam o crescimento integral do estudante, para que este invista na criatividade e na paixão pela vida, desenvolvendo os valores da amizade, comunidade, partilha, experiências e ideais. Além disso, visa à crescente importância dada às vivências individuais e coletivas, os quais são motivados pelos trabalhos em grupo para o aperfeiçoamento das relações humanas em que o papel do professor seja um mediador das aprendizagens. Dentre as propostas do fundador, destacam-se:
Formando pessoas íntegras e comprometidas com a prática de valores humanos e éticos.
Exercer a disciplina necessária para o sucesso pessoal, profissional e coletivo.
Artes e movimento como parte da formação, estimulando a criatividade e cooperação.
O agir pedagógico Rogacionista se aprofunda do conhecimento proporcionado pelos grandes pensadores e filósofos da educação, clássicos e modernos, que atualizam e inovam a pedagogia proposta por Santo Aníbal Maria e indicam uma práxis educativa rogacionista de acordo com os princípios e as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
O Rogacionista considera importante que seus educandos adquiram traços
característicos da Identidade Rogacionista, isto é, que sejam pessoas conscientes e realizadas nas próprias vocações e se tornem bons operários na sociedade, na Igreja e na família, cidadãos com virtudes e qualidades pessoais e sociais, capazes de assumir lideranças na construção do bem comum. Suas ações socioeducativas têm as seguintes características:
*Cf. Os Rogacionistas e a missão educativa.
In.: Projeto Educativo Rogacionista, Escritos 17, São Paulo, 2001.
Cristo, centro e fundamento do projeto educativo;
Respeito a autonomia dos valores humanos;
Atenção a realidade histórico-ambiental-cultural;
Inserção no contexto sócio-político-eclesial.
A Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus (RCJ) foi iniciada por Santo Aníbal Maria Di Francia em 1897, na cidade de Messina, no sul da Itália. É composta por religiosos – padres e irmãos – consagrados a Deus por meio dos Conselhos Evangélicos de Pobreza, Castidade e Obediência. Além destes, professam um quarto voto, o Zelo pelo Rogate. Vivem em comunidade, partilham a vida de oração, estudo e trabalho.
Seu carisma é o Rogate, palavra latina que significa ROGAR, pedir,arezar. Foi pronunciado por Jesus quando disse: “Rogai ao Senhor da messe que envie operários para sua messe” (Mt 9,38; Lc 10,2). Hoje vivem esse carisma esforçando-se por rezar pelas vocações, propagar esse espírito de oração e serem bons operários na sociedade. Trabalham em vários setores: vocacional, juventudes, socioeducativo, paróquias, formação e missão. Estão presentes nos cinco continentes, tendo chegado à América Latina em 1950.
Uma Vocação acertada é um futuro feliz! Conheça mais da essência Rogacionista e o que nos faz querer construir bases sólidas no caminho do conhecimento e projeto de vida dos nossos alunos.